Portal da Transparência - Gov
Compre créditos de carbono

A-

A+

English EN Portuguese PT Spanish ES
Home
Institucional
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
A preocupação com o ambiente tem sido uma prioridade em toda a história da ELEJOR desde que o CEFSC era apenas um projeto. Inclusive esse projeto já foi concebido, considerando o MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo que permitiu a Elejor a Geração e Comercialização de Crédito de Carbono. Aliás, o Projeto Básico Ambiental sistematizou inúmeros estudos sobre o ambiente e o impacto produzido pelo empreendimento. Trinta e três programas ambientais foram desenvolvidos para mitigar, prevenir e compensar os impactos causados pela construção do empreendimento, além de potencializar os impactos positivos.

A ELEJOR estrutura suas ações em um Programa de Gestão Ambiental que integra pessoas para otimizar as operações com eficiência e resultados positivos para o ambiente. Este programa é parte integrante da Política Ambiental da empresa, que norteia a atuação na operação do Complexo Energético Fundão Santa Clara – CEFSC e move a empresa para um futuro verde: uma declaração de intenções e princípios em relação à performance ambiental global, que possibilita uma estrutura para ação e para a consecução de seus objetivos e metas ambientais.

A Política Ambiental da ELEJOR visa sempre o compromisso e respeito ao ambiente, que ancoram princípios firmes com a cultura da empresa ao longo de sua existência.

1.

Assumir um compromisso irredutível com os mais elevados valores morais e éticos no trato de nossos negócios, respeitando a Legislação Ambiental e estabelecendo uma relação de confiança com os órgãos de controle ambiental.

2.

Participar efetivamente das Agendas 21 local e estadual, assumindo-as como fórum de discussão e construção de um Modelo de Desenvolvimento Sustentável, nas suas mais variadas dimensões.

3.

Respeitar as especificidades sociais, econômicas, ambientais e culturais da região na qual se insere o empreendimento, gerando renda sustentável para todos os segmentos envolvidos.

4.

Capacitar continuamente o corpo técnico para que o empreendimento receba sempre a melhor realidade científica, seja no uso dos recursos naturais ou na destinação de resíduos.

5.

Priorizar modelos construtivos pautados em processos ambientalmente limpos e equilibrados, de forma a não desperdiçar matérias-primas naturais e diminuir ao máximo os resíduos de qualquer natureza.

6.

Implantar, manter e aperfeiçoar mecanismos internos de controle e de gestão ambiental, de forma a monitorar o empreendimento, elaborando, discutindo e implementando as melhores Políticas Ambientais.

7.

Manter canais de comunicação com todos os segmentos da sociedade, informando-a sobre os aspectos ambientais de nosso empreendimento, e motivando-a a participar das ações de proteção dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.

Usinas Hidrelétricas

USINA HIDRELÉTRICA
SANTA CLARA

Localização

Rio Jordão / Bacia Paraná
Sub Bacia Iguaçu
Município Margem Direita Candói/PR
Município Margem Esquerda Pinhão/PR
Distância da Foz 38 km

Potência e garantia física

Potência da UHE 120 MW
Garantia Física da UHE 69,60 MW médios
Potência da PCH 3,60 MW
Garantia Física da PCH 2,79 MW médios

Reservatório

Mínima Normal de Operação 787,50 m
Máxima Normal de Operação 805,50 m
Máxima Maximorum 810,40 m

Barragem

Tipo de Estrutura/Material Gravidade, CCR
Comprimento total da crista 618 m
Altura Máxima 67 m
Vertedouro sobre a barragem tipo Livre, sobre a Barragem.

USINA HIDRELÉTRICA
FUNDÃO

Localização

Rio Jordão / Bacia Paraná
Sub Bacia Iguaçu
Município Margem Direita Foz do Jordão/PR
Município Margem Esquerda Pinhão/PR
Distância da Foz 22,70 km

Potência e garantia física

Potência da UHE 120 MW
Garantia Física da UHE 65,80 MW médios
Potência da PCH 2,50 MW
Garantia Física da PCH 2,11 MW médios

Reservatório

Mínima Normal de Operação 705,00 m
Máxima Normal de Operação 705,50 m
Máxima Maximorum 711,00 m

Barragem

Tipo de Estrutura/Material Gravidade, CCR
Comprimento total da crista 445,90 m
Altura Máxima 42,50 m
Vertedouro sobre a barragem tipo Livre, sobre a Barragem.

Licenças ambientais

Com o compromisso de transparência, a Elejor disponibiliza as licenças de operação para o CEFSC expedidas pelo Instituto Ambiental do Paraná –IAP, com base na legislação ambiental e demais normas pertinentes:
Licença Operação Nº: 7093
Propósito: L. O. UHE – Santa Clara

Licença Operação Nº: 7094
Propósito: L. O. PCH – Santa Clara I

Licença Operação Nº: 10328
Propósito: L. O. UHE – Fundão

Licença Operação Nº: 10331
Propósito: L. O. PCH – Fundão I

Programas Ambientais

A implementação do Programa Básico Ambiental do Complexo Energético Fundão – Santa Clara, aprovado pelo IAP em 2001/2002, foi condição para emissão das Licenças de Instalação das duas Usinas. Hoje, todos os programas estão em atividade, realizados de forma integrada nas duas usinas.

Além dessas atividades, a ELEJOR contribui com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, mantido em conjunto com prefeituras de municípios da região para criar condições de sustentabilidade local. A companhia construiu uma ponte sobre o Rio Jordão para permitir a ligação rodoviária entre os municípios de Candói e Foz do Jordão. Outras ações estão sendo discutidas para o desenvolvimento local e incluem a priorização da contratação de mão de obra da região.

O processo de implantação das Estações Fluviométricas foi realizado de acordo com a Resolução n° 396/98, da ANEEL. A Elejor mantém o Programa de Gerenciamento de Riscos, para lidar com situações de emergência e avaliar riscos e contingências. A empresa participa ainda do Comitê da Bacia do Rio Jordão e da Associação dos Usuários do Rio Jordão, na busca de alternativas de uso racional dos recursos hídricos.

A Elejor fundamenta suas ações basicamente em dois pilares, sendo:
As matas ciliares e outros remanescentes florestais no entorno dos Reservatórios do Complexo Santa Clara e Fundão, somando cerca de 1.000 hectares de matas nativas, preservando a flora e a fauna locais.

Atualmente os programas ambientais, que analisam a Qualidade da Água, a Ictiofauna, a Fluviometria, Meteorologia, Controle da Erosão e do Assoreamento, Recuperação de Áreas Degradadas.

Todas estas ações estão relacionadas a manutenção do Licenciamento Ambiental de Operação para as Usinas Santa Clara e Fundão bem como para as PCH’s Santa Clara I e Fundão I.
© 2023 Elejor
• Desenvolvido por Freshlab Agência Digital.
crossmenu