Programas Ambientais

A implementação do Programa Básico Ambiental do Complexo Energético Fundão – Santa Clara, aprovado pelo IAP em 2001/2002, foi condição para emissão das Licenças de Instalação das duas Usinas. Hoje, todos os programas estão em atividade, realizados de forma integrada nas duas usinas.

Além dessas atividades, a ELEJOR contribui com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios, mantido em conjunto com prefeituras de municípios da região para criar condições de sustentabilidade local. A companhia construiu uma ponte sobre o Rio Jordão para permitir a ligação rodoviária entre os municípios de Candói e Foz do Jordão. Outras ações estão sendo discutidas para o desenvolvimento local e incluem a priorização da contratação de mão de obra da região.

O processo de implantação das Estações Fluviométricas está sendo realizado de acordo com a Resolução n° 396/98, da ANEEL. A Elejor mantém o Programa de Gerenciamento de Riscos, para lidar com situações de emergência e avaliar riscos e contingências. A empresa participa ainda do Comitê da Bacia do Rio Jordão e da Associação dos Usuários do Rio Jordão, na busca de alternativas de uso racional dos recursos hídricos.

Programas Ambientais do Complexo Energético Fundão – Santa Clara atualmente em execução (Coloquei apenas os que estão em execução).

1. Caracterização e Monitoramento da Qualidade das Águas;
2. Reintegração das Áreas a Paisagem Natural;
3. Monitoramento de Encostas do Reservatório;
4. Monitoramento da Erosão e Assoreamento na Área do Reservatório;
5. Avaliação e Monitoramento da Faixa de Deplecionamento;
6. Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios;
7. Salvamento e Preservação do Patrimônio Arqueológico;
8. Desapropriação e Reassentamento;
9. Monitoramento do Clima;
10. Monitoramento Fluviométrico;
11. Gerenciamento de Riscos.