P&D

A Lei Federal 9991 de 24 de julho de 2000 determina aos agentes do setor elétrico que invistam pelo menos 1% de suas receitas operacionais líquidas (ROL) em programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

O investimento é uma forma positiva de incentivar a pesquisa no Brasil, produzir conhecimento, beneficiar as concessionárias de energia do país e, principalmente, colaborar com o crescimento sustentável.

A ELEJOR tem as principais linhas de pesquisa orientadas para a redução dos custos de manutenção, aumento de receita, mitigação do impacto ambiental e abertura de novos negócios em geração de energia. Nessas linhas, a empresa, por meio de P&D, contribui substancialmente com as áreas estratégicas da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL e com suas visão e missão.

O Plano Quinquenal para aplicação em projetos de pesquisa e desenvolvimento estabelece prioridades importantes para a empresa. Alguns dos temas podem ser identificados aqui:

Segurança
Abordagem sistêmica da manutenção do Complexo Energético Fundão Santa Clara, incluindo técnicas de Engenharia Simultânea, entre outras.

Fontes alternativas de geração de energia elétrica
Planejamento energético de fontes alternativas baseadas em geração hidrocinética, eólica e fotovoltaica trabalhando em sinergia com a geração hidroelétrica.

Gestão de Bacias e Reservatórios
Nova metodologia para identificação expedita de espécies invasoras nos reservatórios da ELEJOR.
Estudo e aplicação de espécies vegetais autóctones adequadas às condições de depleção dos reservatórios, visando mitigar erosão e assoreamento.

Cita-se também algum dos projetos já desenvolvidos pela ELEJOR:
Avaliação da recomposição florística e sua associação com a fauna nas Áreas de Preservação Permanente do Complexo Energético Santa Clara e Fundão – Rio Jordão, Bacia do Iguaçu, Paraná.
Desenvolvimento de Metodologias para Monitoração do Caráter Corrosivo de Óleo Mineral Isolante em Campo e para Dosagem de Aditivos Passivadores.
Avaliação do estado de degradação do concreto e acompanhamento do processo de percolação de água através da barragem em CCR da UHE Santa Clara.
Detecção online de falhas em soldas de barras estatóricas de hidrogeradores com sensores de fibra óptica.
Sistema de monitoramento de subpressões com fibras ópticas para barragens de concreto.
Avaliação de injeção para reparo de estruturas de concreto pelo emprego de técnicas geofísicas.
Aproveitamento da energia residual do canal de fuga de PCH por meio de gerador hidrocinético.
Desenvolvimento de metodologia para avaliação de integridade estrutural e monitoramento de grades de tomada d’água de usinas hidrelétricas.